sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Acupuntura Aplicada à Obesidade


A acupuntura é uma técnica milenar oriental de origem chinesa. Consiste não somente no uso de agulhas, mas na estimulação física de pontos e meridianos do corpo. A acupuntura é um ato terapêutico que visa corrigir distúrbios energéticos dos indivíduos e pode ser aplicado para fins preventivos e curativos.
A técnica para o tratamento da obesidade é acupuntura sistêmica e auricular. Utilizam-se as duas técnicas concomitantemente para maior resultado. Em alguns casos utiliza-se a moxabustão (que é um procedimento da medicina tradicional chinesa também).

A acupuntura oferece ótimo resultados nos tratamentos da obesidade.

Através do equilíbrio energético resultante pelo estímulo dos pontos consegue-se:
- a normalização nos casos de desequilíbrio hormonal (10% das causas de obesidade);
- equilíbrio psíquico (ansiedade, depressão, compulsão alimentar, etc., que são os responsáveis por 60% das obesidades).

- sensação de prazer e saciedade devido à liberação de neurotransmissores pelo organismo, útil no tratamento da obesidade devido à ingestão por prazer (que é responsável por 30% dos casos de obesidade). Neste caso o paciente aprenderá que pode sentir prazer de outras formas que não apenas pelos alimentos.


Acupuntura tradicional com agulhas:

Introdução de agulhas em pontos de acupuntura, espalhados pelo corpo todo. São agulhas muito finas, totalmente indolor. O paciente fica deitado (muitas vezes dormindo, devido ao relaxamento que ocorre) com as agulhas no corpo. A sensação é realmente muito agradável, pois durante a sessão de acupuntura ocorre grande liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar.
Para que a obesidade seja tratada de maneira eficiente, é necessário que, além do tratamento com acupuntura, o paciente se adapte a uma alimentação adequada e a prática de atividade física regularmente.


Duração da sessão: de 50 a 60 minutos.

Nenhum comentário: